segunda-feira, 27 de junho de 2016

ÉPOCA DE 1983/84

PLANTEL



Álvaro, Bento, Diamantino, Carlos Manuel, António Bastos Lopes, Alberto Bastos Lopes, José Luis, Pietra, Shéu, Néne, Stromberg, Chalana, Oliveira, Maniche, Veloso, Filipovic, Padinha, Delgado, Samuel e Humberto Coelho

TREINADOR

ERICSON


MELHOR MARCADOR

NÉNE - 27 GOLOS

RESULTADOS




CRÓNICA DA ÉPOCA


Pela segunda vez o Benfica de Eriksson batia o renovado FC Porto de Pinto da Costa, mas nas Antas, continuava-se a trabalhar afincadamente para se pôr cobro ao domínio benfiquista e criar uma nova ordem no futebol nacional, com o centro de poder a deslocar-se para norte.

Depois de conquistar o título no ano da estreia, o treinador sueco fez uma alteração cirúrgica no plantel, trocando o brasileiro César pelo dinamarquês Michael Manniche, goleador que deixaria tal marca em Portugal que muitos portugueses - jogadores e não jogadores- passariam a usar o seu nome como alcunha.

Numa altura em que só podiam jogar três estrangeiro no Campeonato Nacional, o olho clínico de Eriksson fazia toda a diferença. Mais a norte, nas Antas, os portistas apostavam no trio Mariano (Cabo Verde), o guineense Bobó (esse mesmo que jogaria depois no rival Boavista) e o irlandês Mike Walsh, para as três vagas estrangeiras, enquanto em Alvalade, João Rocha abria os cordões à bolsa para o Sporting contar com o búlgaro Kostov, o jugoslavo Boskovic e o inglês Roger Wylde.

Talvez não seja de admirar que o Benfica tenha conquistado mais um campeonato com facilidade, batendo o Porto por três pontos e o Sporting por dez, mas os tempos de ventura e bonança benfiquista estavam a chegar ao fim...

VIDEOS

BENFICA 1  - SPORTING 1



SPORTING 0 - BENFICA 1



PORTO 3 - BENFICA 1


BENFICA 1 - PORTO 0



BOAVISTA 1 - BENFICA 2



ESPINHO 0 - BENFICA 2



BENFICA 8 - PENAFIEL 0



BENFICA 8 - GUIMARÃES 0



PORTO 3 - BENFICA 1



TP - SPORTING 2 - BENFICA 1



SUPERTAÇA 1ª MÃO - PORTO 0 - BENFICA 0



TCE - BENFICA 3 - LINFIELD 0



TCE - OLYMPIAKOS 1 BENFICA 0



TCE - BENFICA 3 - OLYMPIACOS 0



TCE - BENFICA 1 - LIVERPOOL 4



TCE - LIVERPOOL 1 - BENFICA 0


RESUMO DA ÉPOCA









Sem comentários:

Enviar um comentário