sábado, 17 de setembro de 2016

GRANDES NOMES

DIMAS




Dimas Manuel Marques Teixeira (Joanesburgo, África do Sul, 16 de Fevereiro de 1969) conhecido no mundo do futebol por “Dimas” foi um antigo jogador de futebol português. Jogava como defesa esquerdo.

Carreira

Fez a sua estreia na primeira divisão portuguesa aos 18 anos, em 1987 com a camisola da Académica de Coimbra,nos seu primeiro ano pela académica enquanto era Junior jogava a ponta-de-lança. Ficou por duas temporadas Académica , mesmo após terem descido de divisão. Mudou-se para o Estrela da Amadora onde chegou ao topo do futebol nacional, trocou mais tarde pelo Vitória de Guimarães.



Duas temporadas foram suficientes para ter o interesse e o contrato do Benfica em 1994-1995, e mais tarde foi um pequeno passo para se mudar para a Juventus de Itália em 1996-1997. Depois de uma temporada onde jogou 21 partidas, onde foi a Final da liga dos campeões, apenas alinhou por uma vez em 1998-1999, sendo transferido a meio da época para o Fenerbahçe da Turquia, mas foi transferido novamente um ano mais tarde para o Standard Liège.

A boa participação de Portugal no Euro 2000 provou que Dimas era um valor a ter ainda em conta, tendo assinado pelo Sporting Club de Portugal Onde só fez 10 jogos devido a uma lesão que afetou Dimas Teixeira no seu joelho esquerdo. Incapacitando-o a poder jogar mais onde esteve mais de meia época prado . Acabando a época no terceiro lugar, mudou-se para França para representar o Olympique de Marseille, tendo perdido o seu lugar para o seu compatriota Rui Jorge.



Foi internacional por 44 vezes, tendo jogado por quatro vezes ambas no Euro 1996, antes de se retirar no final da época de 2001-2002.

Tem no seu curriculo 2 campeonatos de Itália, 1 campeonato de Portugal e 1 Taça de Portugal. Actuou, por diversão. na equipa de Veteranos do Grupo Desportivo Estoril Praia.E agora agente de futebol ,tendo alguns jogadores de qualidade tais como Hernani Fortes, Licá entre outros. É um empresário que ajuda muito miúdos.

No final da sua carreira fica para trás um defesa esquerdo que vai deixar saudades ao futebol nacional.



Em Julho de 2009 iniciou a sua carreira como director ao serviço do Grupo Desportivo Estoril Praia, tendo saído em solidariedade com o treinador principal, Hélder Cristóvão, que foi demitido no final de Setembro do mesmo ano, face aos resultados menos conseguidos da equipa.




Sem comentários:

Enviar um comentário