quarta-feira, 22 de junho de 2016

ÉPOCA DE 1979-80

ÉPOCA DE 1979-80

PLANTEL



Humberto Coelho, Shéu, Néne, Bastos Lopes, Alberto, Bento, Reinaldo, Carlos Manuel, Toni, Alhinho, Pietra, Laranjeira, Jorge Gomes, César, Fonseca, Diamantino, José Luis, Chalana, Cavungi, Botelho, Frederico, Wilson, Pereirinha


TREINADOR


MÁRIO WILSON


MELHOR MARCADOR


NÉNÉ - 36 GOLOS


RESULTADOS



CRÓNICA DA ÉPOCA

Os sportinguistas não estavam habituados a estar tanto tempo sem se sagrarem campeões. Não havia na história leonina, memória de um jejum assim. Entre 1974 e 1979 o leão não só não conquistara nenhum Campeonato como vira as vitórias e a luta pela supremacia do futebol português ser quase um exclusivo de Benfica e FC Porto. E se dizemos "quase" é porque o Boavista de Pedroto se intrometera na história, dando luta ao Benfica...

Mas 1979/80 foi um ano de regresso para o clube de Alvalade. Com o Benfica em dificuldades, o FC Porto partia como grande candidato à conquista do histórico tricampeonato nacional.

Porto e Sporting viveram uma época de intensa rivalidade, com Pinto da Costa e João Rocha a trocarem mimos, enquanto as duas equipas travavam um duelo épico pelos campos do país.

Os portistas tomaram a liderança cedo, e se bem que o Sporting tenha ocasionalmente roubado a liderança, o FC Porto chegou na frente à entrada para o último quarto da prova.

Na 27.ª jornada os leões empataram a uma bola nas Antas e continuaram a um ponto do FC Porto. Na semana seguinte um empate do FC Porto na Póvoa do Varzim deixou os dois empatados.

Na penúltima jornada, o FC Porto bateu o Boavista em casa (2x0) e o Sporting venceu em Guimarães (0x1) com um auto-golo de Manaca que deu brado e deixou os portistas descabelados, com Pedroto a insinuar que Manaca ajudara o seu ex-clube.

Na 30.ª ronda o Sporting sagrou-se campeão batendo a União de Leiria em casa (3x0), enquanto um FC Porto descrente caiu em Espinho, perdendo por 2x0 com o Sporting local.

VIDEOS

TCE - ARIS 3 - BENFICA 1



TCE - BENFICA 2 - ARIS 1



TP FINAL - PORTO 0 - BENFICA 1



CN - BENFICA 3 - SPORTING 2







Sem comentários:

Enviar um comentário