sábado, 18 de junho de 2016

GRANDES NOMES

MICHEL PREUD´HOMME


Michel Georges Jean Ghislain Preud'homme ou simplesmente Preud'homme (Ougrée, 24 de Janeiro de 1959), é um treinador e ex-futebolista belga que atuava como goleiro. Atualmente, é o técnico do Club Brugge K.V. da Bélgica.

Defendeu sempre a camisa 1 tanto nos clubes que passou como na seleção nacional. Preud'homme é considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol.

Clubes

“'Tenho pena de não ter sido campeão pelo Benfica. ”
— Preud'homme, lamentando nunca ter sido campeão com os "Encarnados".
Preud'homme chegou ao Standard de Liège com apenas 10 anos e lá fez toda a sua formação de jogador, chegando a equipe profissional na temporada 1977-78, jogando a serviço do Standard. Ele foi bicampeão belga (1981/1982 e 1982/1983). No ano de 1986, o goleiro transferiu-se para o KV Mechelen, clube onde viria a conquistar o seu grande título europeu: a Taça dos Clubes Vencedores de Taças na temporada 1987/88 com a vitória por 1-0 contra o Ajax. Após a Copa de 1994, onde se destacou fazendo defesas importantes, e chegando a tentar marcar um gol para salvar o seu time da elimanação contra a Alemanha, Michel transferiu-se para Portugal, mais precisamente para o Benfica pela mão do presidente Manuel Damásio, foi o primeiro guarda-redes estrangeiro a defender as redes dos Encarnados. O goleiro foi um jogador que marcou a história do clube sendo mesmo acarinhado pelos torcedores como Saint Michel pelas suas defesas difíceis e pelas vitórias que segurou nas mãos, venceu a Taça de Portugal na temporada 1995/1996.

Pela seleção


Pela Seleção da Bélgica, Preud'homme contabilizou 58 partidas, entre 1978 e 1995, estreando num empate contra a República Democrática Alemã em abril de 1978, mas não esteve presente no Campeonato Europeu de Futebol de 1984 e na Copa do Mundo FIFA de 1986 devido a problemas que o deixaram fora das convocações. O ponto alto da sua carreira internacional pela seleção foi a Copa de 1994 onde após fazer uma boa fase de grupos, Preud'homme (que chegou a deixar sua grande área para tentar marcar um gol) e seus companheiros de time foram eliminados nas oitavas-de-final pela poderosa Alemanha. Apesar disso, ele conquistou o Troféu Lev Yashin de melhor goleiro da Copa.



Despedida

Preud'homme retirou-se do futebol em 1999, com 40 anos de idade, num amistoso contra o Bayern de Munique onde foi substituído por Carlos Bossio. Os 80.000 torcedores que enchiam o Estádio da Luz esqueceram do jogo que prosseguia para aplaudir de pé e aclamar Preud'homme, enquanto ele dava uma volta olímpica no estádio com a sua mulher e filhos. Era o fim de sua vitoriosa carreira.

O depoisAinda no Benfica, Preud'homme assumiu, a convite do presidente João Vale e Azevedo, o cargo de Diretor de Relações Internacionais. Em 2000, partiu de novo para o Standard Liège, clube do coração onde desempenhou o cargo de treinador e diretor desportivo. Depois foi treinador do Standard, onde em agosto de 2006, substituiu Johan Boskamp. Conduziu a equipe ao título na edição de 2007/08 do campeonato belga, encerrando um jejum de 25 anos do Standard (e de uma equipe da Valônia, a parte francófona e menos representada no campeonato da Bélgica).

Michel treinou o Gent, foi sondado pelo Porto como sucessor de Jesualdo Ferreira. No dia 24 de maio foi anunciado como novo treinador do Twente, como sucessor de Steve Mclaren. Em junho de 2011, acertou com o Al-Shabab, da Arábia Saudita. Em setembro de 2013, após a demissão de Juan Carlos Garrido assume a equipe do Club Brugge K.V. da Bélgica

MICHEL PREUD´HOME


A DESPEDIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário