sexta-feira, 24 de junho de 2016

GRANDES NOMES

YURAN



Sergey Nikolayevich Yuran ou Serhiy Mykolayovych Yuran - respectivamente, em russo, Сергей Николаевич Юран e, em ucraniano, Сергій Миколайович Юран (Voroshlovgrado, atual Luhans'k, 11 de junho de 1969) - é um ex-futebolista e treinador ucraniano que jogou pela seleção russa; sua cidade natal, anos depois, integraria área ucraniana separatista e pró-Rússia.


Surgiu em 1989, no Dínamo Kiev, a tempo de conquistar o último campeonato soviético do clube, em 1990, quando foi eleito o jogador ucraniano do ano. No ano seguinte, foi jogar no futebol português, primeiramente pelo Benfica, onde foi artilheiro da Liga dos Campeões da UEFA na edição 1991/92. Curiosamente, durante o torneio, a União Soviética se desmantelou, dando origem a 15 novos países independentes.



Após conquistar um campeonato português pelo Benfica, o de 1993/94, trocou-o pelo arquirrival Porto e deu-se bem, faturando o campeonato seguinte pela nova equipa, em 1994/95. Ainda em 1995, foi jogar no Spartak Moscou, antigo rival do Dínamo Kiev no extinto campeonato soviético. Passaria as temporadas seguintes rodando por pequenos clubes europeus até voltar ao Spartak em 1999, faturando o campeonato russo daquele ano. Foi jogar na Áustria, pelo Sturm Graz, onde teve de encerrar a carreira em 2001, com apenas 31 anos de idade, devido a uma lesão.



Yuran, que já tinha em 13 jogos pela Seleção Soviética marcado 4 golos, foi um dos convocados para jogar a Eurocopa de 1992 pela Seleção da CEI, criada apenas para a disputa do torneio. Como a FIFA permitiu que apenas a Rússia, dos países independentes, disputasse as eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1994, tendo as demais repúblicas que esperar o término do mundial para realizarem jogos oficiais, Yuran e outros atletas não-russos decidiram, até pela maior vitrine, vestir a camisa da Seleção Russa e conseguiram disputar o mundial dos Estados Unidos. Marcaria 5 gols em 25 aparições pela Rússia. Sua cidade natal, anos depois, integraria área ucraniana separatista e pró-Rússia.


BOAVISTA 2 - BENFICA 3


Sem comentários:

Enviar um comentário