terça-feira, 12 de julho de 2016

ÉPOCA DE 1997/98

PLANTEL


Nuno Gomes, Ronaldo, Preud'Homme, Calado, Sanchez, João Pinto, Sousa, Paulo Madeira, Scott Minto, Tahar, Tiago, Poborsky, Luis Carlos, El Hadrioui, Panduru, Taument, Pringle, Braian Dean, Gamarra, Edgar, Kandaurov, Ovchinicov, Jordão, Paulo Nunes, Jorge Soares, Leónidas, Amaral, José Soares, Hugo Leal, Bruno Bastos, Bruno Caires

TREINADORES


MELHOR MARCADOR



NUNO GOMES - 22 GOLOS


RESULTADOS



BILHETES



CRÓNICA DA ÉPOCA


 Com a goleada por 4x0 na jornada de abertura o Benfica tomou a liderança da Liga, mas a derrota em Setúbal por 1x0 na segunda jornada, deixou o FC Porto na liderança empatado com o Vitória de Guimarães.

Na terceira jornada o Vitória bateu o Sporting em casa e o Benfica empatou com a Académica. Porto e Guimarães lideravam já com cinco pontos de avanço sobre os grandes de Lisboa.

Na quarta jornada o  Vitória perdeu em Braga (3x2) contra o Sporting local e o FC Porto bateu o Leça, isolando-se no primeiro lugar, enquanto o Benfica batia no fundo, vergado a uma derrota pesada em Vila do Conde (3x1). Manuel José era despedido e o Benfica dizia adeus ao título, em 11.º, a oito pontos dos dragões.

Uma jornada depois, já com Mário Wilson no banco, o Benfica empatou na Luz com o Sporting de Octávio Machado. Os dois grandes lisboetas afundavam-se, respetivamente a dez e a sete pontos do líder.

O Porto perderia os primeiros pontos na sexta jornada (um empate em Setúbal), mas os restantes clubes rapidamente perderam mais pontos ajudando o passeio portista para o tetra.

Quarenta e quatro anos depois do Sporting ter conquistado o tetracampeonato o FC Porto igualou o feito leonino, um feito que nem o Benfica de Eusébio conseguira atingir. Um feito que os portistas queriam que ficasse nos anais da história, mas que um ano depois seria superado...

VIDEOS DA ÉPOCA


CAMPEONATO NACIONAL


BRAGA 1 - BENFICA 1


RIO AVE 3 - BENFICA 1


PORTO 2 - BENFICA 0


BENFICA 3 - CHAVES 1


BENFICA 4 - CAMPOMAIORENSE 0


MARITIMO 1 - BENFICA 0 


SETUBAL 1 - BENFICA 0


BENFICA 1 - ACADEMICA 1


BENFICA 0 - SPORTING 0


CHAVES 0 - BENFICA 1


BOAVISTA 0 - BENFICA 0


BELENENSES 1 - BENFICA 2


BENFICA 4 - VARZIM 0


ACADÉMICA 1 - BENFICA 2


SPORTING 1 - BENFICA 4


FARENSE 1 - BENFICA 1


BENFICA 1 - BOAVISTA 2


BENFICA 3 - PORTO 0




TAÇA DE PORTUGAL


BRAGA 2 - BENFICA 1




TAÇA UEFA


BASTIA 1 - BENFICA 0


BENFICA 0 - BASTIA 0





TORNEIO DE BELO HORIZONTE



FLAMENGO 5 - BENFICA 2