segunda-feira, 4 de julho de 2016

ÉPOCA DE 1990/91

PLANTEL



William, Rui Águas, Paulo Sousa, veloso, Vitor Paneira, Ricardo, Pacheco, Isaias, José Carlos, Valdo, Jonas Thern, Silvino, César Brito, Neno, Sanchez, Magnusson, Samuel, Fernando Mendes, Paulo Madeira, Vata, Lima, Hernâni, Rui Bento, Stefan Schwartz

TREINADOR

ERIKSON

MELHOR MARCADOR

RUI ÁGUAS - 26 GOLOS


RESULTADOS




BILHETES


CRÓNICA DA ÉPOCA


E finalmente o leão parecia rugir: 3x0 ao Guimarães, vitória 2x5 em Penafiel, 5x1 ao Salgueiros em Alvalade e um 0x3 no Bessa para matar um borrego que durava há 30 anos. A carreira leonina continuou a todo vapor até ceder um empate em Chaves à 12ª Jornada.

O campeonato aqueceu na 14ª jogada com a primeira derrota do Sporting, nas Antas contra o FC Porto. Na jornada seguinte o Benfica empatou 2x2 com o Porto, para na ronda seguinte ser a vez dos leões serem surpreendidos em casa pelo Benfica. Ao fim da 16ª Jornada Porto comandava com 29 pontos, o Benfica tinha 28 e o Sporting 27.

Foi um mês de Dezembro terrível para os leões. Além da derrota com o Benfica, seguiram-se derrotas fora contra o Marítimo e o Gil Vicente... O campeonato era uma história a dois.

Porto e Benfica seguiram lado a lado até à 28ª Jornada até que o Porto cedeu um empate em Famalicão. Na 34ª jornada os comandados de Eriksson foram às Antas defender a liderança e foi César Brito lançado pelo treinador sueco aos 80 minutos que marcou os dois golos da histórica vitória benfiquista.

As esperanças portistas ainda reacenderam na jornada seguinte quando o Sporting empatou na Luz valendo ao Benfica o golo tardio de Isaías, mas nas restantes jornadas o Benfica não cedeu mais pontos e festejou o campeonato com uma vitória sobre o Beira-Mar que assim perdeu a possibilidade de qualificar-se para a Taça UEFA, oportunidade essa que foi aproveitada pelo Salgueiros para estrear-se nas lides europeias.

No fundo da tabela a despromoção de dois históricos: Setúbal e Belenenses, do Estrela da Amadora dos madeirenses do Nacional e do Tirsense.

VIDEOS DA ÉPOCA


JOGO PARTICULAR

ROMA 1 - BENFICA 1



CAMPEONATO NACIONAL


BENFICA 3 - NACIONAL 0


BELENENSES 0 - BENFICA 2


BENFICA 2 - PORTO 2


BENFICA 4 - ESTRELA AMADORA 0


UNIÃO DA MADEIRA 0 - BENFICA 2


FARENSE 2 - BENFICA 2


BEIRA MAR 0 - BENFICA 1


SPORTING 0 - BENFICA 2


FAMALICÃO 1 - BENFICA 3


MARITIMO 0 - BENFICA 2


BENFICA 5 - TIRSENSE 0


GIL VICENTE 2 - BENFICA 3


BENFICA 1 - CHAVES 0


BENFICA 2 - BELENENSES 0


ESTRELA DA AMADORA 1 - BENFICA 4


BENFICA 4 - UNIÃO DA MADEIRA 1


BENFICA 2 - GUIMARÃES 0


BENFICA 2 - SETUBAL 0


PENAFIEL 1 - BENFICA 1


BOAVISTA 1 - BENFICA 2


BENFICA 4 - SALGUEIROS 0


BENFICA 1 - SPORTING 1


BENFICA 1 - FAMALICÃO 0


BENFICA 1 - BOAVISTA 1


TIRSENSE 1 - BENFICA 3


BRAGA 1 - BENFICA 3


PORTO 0 - BENFICA 2


BENFICA 3 - BEIRA MAR 0


CHAVES 0 - BENFICA 3


NACIONAL 0 - BENFICA 2


BENFICA 2 - BRAGA 0


BENFICA 2 - FARENSE 0



TAÇA DE PORTUGAL

BENFICA 3 - SETUBAL 2




PORTO 2 - BENFICA 1



TAÇA UEFA


ROMA 1 - BENFICA 0


BENFICA 0 - ROMA 1