domingo, 28 de agosto de 2016

GRANDES NOMES

ALBERTO RIO



Alberto Rio, nasceu a 21 de Agosto de 1894, foi jogador do Benfica onde actuava a extremo esquerdo, e jogou pelo Benfica de 1908 a 1917 

Alberto Rio notabilizou-se no Benfica, onde era considerado o melhor jogador. Em Fevereiro de 1918, depois de uma primeira ameaça alguns meses antes, deixou de aparecer sem dar satisfações aos dirigentes encarnados, pelo que em Junho desse mesmo ano, estes deliberaram a sua suspensão por 6 meses.

À revelia do Benfica, Alberto Rio ingressou no Sporting nesse mesmo mês. Porém, parecia vigorar uma espécie de código que deveria impedir o aliciamento e recrutamento de jogadores entre os grandes clubes, sem que houvesse consulta ou até mesmo acordo prévio entre emblemas.



Assim Alberto Rio foi recebido com desagrado por alguns sectores do Sporting, e no jogo com o Sevilha em que deveria ter estreado pelos Leões, foi impedido de ser utilizado pelos benfiquistas, argumentando que se havia tratado de uma suspensão e não de uma dispensa.

Sucederam-se turbulências e afrontas dentro e entre os dois clubes, tendo Alberto Rio finalmente alinhado pelo Sporting a 7 de Julho de 1918 num jogo contra o Império a contar para a Taça Mutilados de Guerra, em que os Leões ganharam por 2-0.

Apesar de ter participando na conquista do 2º Campeonato de Lisboa da história do Clube, Alberto Rio não conseguiu superar a pressão dessa mudança, e a sua carreira no Sporting nunca mais teve o fulgor dos tempos vividos no seu clube anterior.


Assim, Alberto Rio saiu do Sporting no ano seguinte e, em conjunto com outros jogadores como Artur José Pereira, foi um dos fundadores do Belenenses.

Foi internacional A por duas vezes, jogando como extremo esquerdo no 2º e 3º jogos da história da nossa Selecção, tendo sido mesmo o primeiro internacional da equipa do Belenenses e o Capitão da equipa num desses jogos.

Alberto Rio veio a falecer em 1979.


Sem comentários:

Enviar um comentário