ÉPOCA DE 1939/40
PLANTEL
Martins, Eloy, Rodrigues, Brito, Albino, Valadas, Francisco Ferreira, Gaspar, Batista, Lourenço, César Ferreira, Rogério, Espírito Santo, Teixeira, Amadeu, Duarte, Freire, Gastão, Olegário Vieira, J. Ferreira, Morais, Rogério II
TREINADOR
JANOS BIRI
MELHOR MARCADOR
RODRIGUES - 44 Golos
RESULTADOS
PRESIDENTE
Dr. Augusto da Fonseca
Médico da Marinha de Guerra, na época de 1914-1915 foi transferido da Associação Académica de Faro para a 1ª categoria de futebol do SLB.
Foi eleito vice-presidente da Direcção em 1934. Em 1937 e 1938 presidiu à Assembleia Geral, pertencendo também à Comissão de Iniciativa e Propaganda, ao Conselho Consultivo e Jurisdicional, à Comissão de Honra do Novo Parque de Jogos, à Assembleia dos Representantes e à Comissão de Concessão de Distinções Honoríficas.
Exerceu o cargo de presidente da Direcção de 29 de Julho de 1939 a 1944. Coube-lhe solucionar o problema do fim do Campo das Amoreiras. Em 1933-34 presidiu à Direcção da Associação de Futebol de Lisboa.
CURIOSIDADES
Em 1939/40, o Campeonato Nacional passa de oito para dez clubes, a título excepcional, pois o FC Porto fora apenas terceiro no Campeonato Regional e só os dois primeiros tinham acesso à competição, valendo então a votação das restantes associações regionais (nomeadamente a de Lisboa), que viabilizaram o alargamento, de forma a permitir a participação da equipa do FC Porto.
O FC Porto, detentor do título, ficou em terceiro lugar no "regional" e não podia assim defender o título, já que só os dois primeiros classificados tinham entrada no "Nacional". A Solução encontrada foi o alargamento da prova: de oito para dez clubes. Os Portistas entraram e ganharam com 11 pontos de avanço sobre o Benfica.
FOTOS
F.C.Porto 4 - Benfica 2
Sem comentários:
Enviar um comentário