ÉPOCA DE 1921/22
PLANTEL

Francisco Vieira, Fernando Jesus, Vitor Gonçalves, José Simões, Ribeiro dos Reis, Jesus Crespo, Alberto Augusto, José Pimenta, Fausto Peres, Bastos, Morais, Carlos Homem Figueiredo, Gaivão, Vitor Hugo, Manuel Crespo, Alfredo Mengo, Belford
TREINADOR

COSME DAMIÃO
MELHOR MARCADOR

ALBERTO AUGUSTO - 2 GOLOS
CURIOSIDADES
Visita inesquecível
Os madeirenses, com preponderância dos Maritimistas, conseguiram na Páscoa de 1922 levar o Benfica à Madeira, dez anos depois do “Glorioso” os ter trazido ao Continente. A expectativa era enorme, pois, em 2 de Janeiro de 1922, o Benfica vencera, por 2-1, o clube checo Union Zizkov, de Praga, que dizimou todos os outros adversários portugueses. Além disso a comitiva integrava os três primeiros internacionais portugueses (António Ribeiro dos Reis e Vítor Gonçalves), incluindo o marcador (Alberto Augusto) do primeiro golo de Portugal, no I Espanha-Portugal, em 18 de Dezembro de 1921.
A partida a bordo do vapor “Funchal” efectuou-se ao meio-dia de 5 de Abril de 1922. A chegada ocorreu dois dias depois, em 7 de Abril, com a comitiva de 18 pessoas: 15 jogadores, Cosme Damião (“treinador”), Júlio Ribeiro da Costa (dirigente) e José de Melo, dedicado associado, a instalar-se no Hotel Europa, inaugurado na ocasião!
Os jogos realizaram-se no campo Almirante Reis, do CS Marítimo e tiveram sempre muito público, estando quatro mil – nunca se vira tal – no jogo de estreia.




RESULTADOS

RESUMO DA ÉPOCA

Sem comentários:
Enviar um comentário